ESTUDO MOSTRA NECESSIDADE DA EVOLUÇÃO NO PAGAMENTO ONLINE

Uma pesquisa realizada pelo PayPal em parceria com o Instituto Data Popular, mostra a necessidade de evolução das atuais alternativas de pagamento online para atender às peculiaridades do consumidor brasileiro.

 

Segundo o relatório, elaborado a partir de uma pesquisa qualitativa, composta por dez grupos de discussão com compradores online, durante o mês de novembro do ano passado, os atributos mais valorizados na compra pela Web foram a possibilidade de maior economia – de dinheiro e tempo –, a obtenção de variedades de produtos e serviços, além da comparação de preços e o parcelamento de compras. Apesar deste cenário favorável, o estudo mostrou também que certos perfis de compradores online que ainda têm receio de digitar seus dados bancários e o número de seu cartão de crédito, mesmo que conheçam o site. Assim, optam pelo pagamento via em boleto.

 

40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada. Imagem | Mashable40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada. Imagem | Mashable“Esta postura acontece por diversos fatores. Por exemplo, os mais velhos estão conhecendo a Internet agora e querem ter algum tipo de comprovante físico em mãos quando compram online. Já os mais jovens têm medo de extrapolar seu limite de gastos do cartão de crédito. A classe C, por sua vez, enxerga o boleto como forma de controle de gastos e de “poupar” o limite de seu cartão de crédito para compras maiores”, analisa Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.

 

Dentro deste universo, a pesquisa mostra uma peculiaridade: entre os usuários mais jovens, ainda que haja a emissão do boleto, muitos optam por pagá-lo pelo Internet Banking, assim não precisam se deslocar até a agência.

 

“Para muitos consumidores, a escolha pelo pagamento com o débito em conta dá a percepção de um controle maior sobre os gastos e, consequentemente, diminui o risco de endividamento excessivo. Isto cria uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos de pagamentos que aliem a conveniência dos pagamentos digitais com o nível de controle proporcionado pelo débito em conta corrente”, avalia Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina.

 

Entre o público de 50 e 60 anos da classe C ainda é comum a ida até as agências bancárias para realizar o pagamento do boleto, colocando um passo extra para a concretização da compra.

 

“Para os varejistas, isto significa um impacto nas vendas, já que 40% dos boletos emitidos não são pagos e a compra não é finalizada”, ressalta Mello. “Por isso, evoluir esta ferramenta de pagamento é essencial para garantir o sucesso e-commerce nacional e melhorar a experiência do consumidor brasileiro ao comprar pela Internet”, finaliza.

Desenvolvedor

Perfil do desenvolvedor do site MV9 Criação de Sites e Sistemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *